Título: A Gentleman's Dignity
Gênero: Romance, Comédia
Episódios: 20
Ano: 2012
Quatro homens profissionais urbanos em seus 40 anos tentam encontrar romance e lidar com o desgosto amoroso. Kim Do Jin reluta em dar suas afeições e sua riqueza a uma mulher. Choi Yoon tenta curar seu coração depois de perder sua esposa há sete anos. Im Tae San está namorando uma mulher de coração frio, mas se pergunta se há alguém lá fora para ele. Lee Jung Rok se casa com uma mulher mais velha por dinheiro, mas pode perder sua vida confortável em um divórcio. Os quatro amigos podem fazer a escolha certa para encontrar seu verdadeiro amor?
Impressões gerais:
A verdade é que relutei bastante em assistir esse drama. Quando vejo quatro homens juntos e o título do drama é "A Dignidade de um Cavalheiro", fora que os personagens são bem mais velhos, então eu pensei: "Não é possível que algo assim seja realmente bom". Mas devido os elogios que ouvi das pessoas, então decidi assistir. E me surpreendi. Esse drama é um dos dramas coreanos mais bem escritos que eu já vi. Possui drama, romance e comédia na medida certa. Tem uma boa distribuição temporal entre os episódios e o final é simplesmente perfeito, algo bem raro em dramas coreanos, convenhamos. Claro, não é um drama comum. Não é a típica história do mocinho de 20 e poucos anos (ou até menos) que encontra uma garota de 20 poucos anos e que se apaixonam, e que tem uma pessoa que vai infernizar e tentar se impor no relacionamento e blá blá blá... Não, é sobre homens nos seus 40 anos enfrentando os problemas reais (ou pelo menos o mais realístico que um drama pode se aproximar) de homens reais. Homens que, como a maioria dos homens que conhecemos, vão olhar para uma mulher atraente mesmo que tenham alguém que ama, simplesmente porque são homens.
A história do drama é centralizada na vida dos casais principais tendo como plano de fundo a amizade entre os protagonistas masculinos (por isso o nome do drama). Então vamos para os principais personagens:
Kim Do Jin - Como eu disse, todos os personagens estão nos seus 40 anos. Kim Do Jin não é a exceção. Foi o primeiro Adjushi que eu disse: “Quero um para mim!” Ele é dono de uma empresa de arquitetura e tem como sócio seu amigo de longa data Im Tae San. Encontra-se com a Seo Yi Soo da forma mais inusitada possível e tem uma maneira madura e realista de encarar o amor, apesar de que também pode ser bem imaturo quando está junto dos outros amigos. Onde quer que vá, sempre anda com uma caneta que grava tudo que acontece (som, é claro) durante o dia, e ao final do dia ele escuta a gravação (ou pelo menos as partes principais, afinal ele teria que ter mais 24 horas para escutar tudo, dã!). Sempre tinha uma cena que eu nunca entendia e só vim entender depois, que era justamente que toda vez que acordava, ele conferia a data do dia. Há uma razão por trás disso que é revelado logo depois. Ah, e outra coisa, ele é péssimo em beisebol. Então as cenas em que ele vai jogar e fica insistindo que sabe jogar são hilárias (e fofas também).
Seo Yi Soo - Ela faz o par romântico com o Kim Do Jin. É uma professora do ensino médio, e inicialmente é apaixonada por Im Tae San, um amigo que compartilha o mesmo gosto por beisebol. É bem calma, do tipo pessoa paciente e madura, mas tem seus momentos adolescentes, tipo quando ela se arrepende de mandar uma mensagem de texto ou quando passa por momentos constrangedores, o que a faz ficar muito fofa nessas horas. Ela me pareceu muito com a principal de Secret Garden na personalidade. Ok, não se assustem, se vocês virem semelhanças entre esses dois dramas, não é mera coincidência. Os dois foram escritos pelos menos escritores (há até uma cena em que um personagem está assistindo Secret Garden).
Im Tae San. - Ele é amigo da professora Seo Yi Soo, e se apaixona logo por quem? Pela melhor amiga da Yi Soo e começa a namorá-la (o que rende cenas de sofrimento para a professora). Como eu disse, ele é o sócio do Seo Yi Soo. Ele seria o mais adulto de todos se não fosse por uma coisa: ele tem uma irmã chamada Im Me Ah Ri, e, mais do que qualquer coisa, não quer que ela tenha qualquer tipo de romance com Choi Yoon, também amigo deles. Às vezes me irritava a forma como ele a tratava como criança. Qualquer coisa ele a ameaçava dizendo que ia mandá-la para o exterior, cortar relações com o amigo e com ela... Essas coisas bem exageradas. No começo você não entende bem o porquê dele fazer tudo isso... O fato é que o advogado era uma boa pessoa e eu acho que ele não merecia essa oposição toda.
Hong Se Ra - Ela era o par romântico de Im Tae San. Logo no começo eu pensei que ela era a vilã da história, mas me enganei. Esse drama não é do tipo que tem vilões. Todo mundo tem o seu lado bom e ruim, alguns com o lado ruim mais evidente, é claro. Acho que esse é o caso dela. Olhando superficialmente, ela era uma chata. Do tipo de garota irritante e daquelas amigas que parecem ser falsas. Mas depois que você a entende, então você até vê alguma lógica em algumas das atitudes dela... Esse casal teve seus momentos bem fofos também.
Choi Yoon - Ele é um advogado bem sucedido. Tem uma personalidade bem calma e é o mais responsável dos quatro amigos. É o cara perfeito – bem sucedido, bonito e responsável. Para mim era o personagem mais “melancólico”, talvez por causa da mulher que morreu há 7 anos. A verdade é que eu o achava um covarde, porque era óbvio que ele gostava da Im Me Ah Ri. Mas ele não sabia se ia ou se ficava... Algumas atitudes dele davam esperança na pobrezinha, mas quando você pensava que o romance ia engatar, ele recuava. Isso me dava muita raiva. Mas depois entendi o ponto de vista dele, já que além do irmão da Me Ah Ri ser um dos melhores amigos dele e ainda ser contra o romance, ela era muito mais nova que ele. E quando eu digo mais nova, é bem mais nova mesmo, do tipo que ele a viu crescer (O.O). Então fico me perguntando se isso acontecesse na vida real, possivelmente um homem acharia meio estranho no começo.
Uma curiosidade bem legal, é que no episódio 14 de I hear your voice, o mesmo personagem aparece. E para provar que é o mesmo personagem, o advogado recebe uma ligação da esposa que tem o mesmo nome que no drama A Gentleman's Dignity.
Im Me Ah Ri. A única irmã de Im Tae San, talvez seja por isso que ele a protegia tanto. Ela era super divertida. O legal é que ela ia mesmo atrás do cara que ela gostava e dizia, e demonstrava. Ela detestava que seu irmão a tratasse como criança, mas o mais engraçado e é que ela chorava como criança! Sério! Tipo, eu não sei se foi a própria atriz que fez isso ou foi por orientação do diretor. O fato é que além dela chorar como criança, mesmo tendo acho que mais de 20 anos, ela era submissa ao irmão como se fosse mesmo uma criança e não uma mulher de 20 anos que tinha o direito de tomar suas próprias decisões.
Lee Jung Rok - Ah, esse era o Adjushi mais charmoso. As cenas dele com a mulher sempre eram engraçadas. E ele era muito mulherengo, vivia traindo a mulher e sendo acobertado pelos amigos. Era o personagem mais feliz da história. Uma coisa que você se pergunta durante a maior parte do drama é como e por que ele se casou com a Min Sook.
Park Min Sook - Ela era a minha unni preferida. Eu gostava mais dela do que da professora. Ela era meio durona e bem antipática às vezes, mas tinha um charme que só ela tinha. Acho que se parece um pouco comigo, bem tsundere. Kkkk Você via que ela gostava do marido, ela só não gostava de demonstrar. Vivia dizendo que ia se separar dele. Não sei quantas vezes eu vi a cena dela dizendo: - Vamos nos divorciar. - Era muito hilário. A verdade é que eu sentia pena, porque ela sabia das puladas de cerca do marido e vivia tentando pegá-lo no flagra.
Colin - Filho da mulher que foi o primeiro amor dos quatro amigos, essas coisas que só acontecem em dramas. Ainda estudante do ensino médio. Em minha opinião, tinha uma personalidade meio estranha, só assistindo para ver. Ele é meio que o mistério do drama. Porque viaja para a Coréia para descobrir quem é o pai dele, que pode ser qualquer um dos quatro amigos. Esse personagem é interpretado por JongHyun ( CNBLUE ). Ele canta uma das ost do drama - MY LOVE (que por sinal é uma das mais lindas do drama).
Falar de atuação quando tem tantos atores veteranos é brincadeira. Todos foram ótimos atores e suas atuações impecáveis, mas vou citar os que mais chamaram atenção.
Jang Dong Gun foi impecável no seu Do Jin, era impressionante as caras e bocas que ele fazia. Um Adjushi fofo, simplesmente fofo. E quando ele era irritante, ele era irritante mesmo. Tinha vezes que eu me perguntava: “Por que está fazendo isso?” Um daqueles personagens que somos totalmente “manipulados” por ele.
Outra interpretação que eu amei foi a do Lee Jong Hyuk no papel do Rok. Esse além de fofo e mesmo sendo mulherengo, você ainda era capaz de rir com ele. Outro ator nesse papel não daria certo. Lee Jong Hyuk conseguiu fazer um mulherengo fofo e adorável. Não dava para odiá-lo. Era impossível, deve ser por isso que a mulher dele por mais que dissesse que ia se divorciar acabava não fazendo.
Outra que chamou a atenção foi a Yoon Jin Yi, se o diretor queria o choro mais irritante que já se viu dos dramas, então ela conseguiu.
Os principais pontos fortes desse drama definitivamente foram as cenas de comédia que iniciavam cada episódio. Era sempre uma cena que mostrava uma situação comum na vida de amigos, que em geral era comédia. Claro tinha outras cenas mais tensas e tristes, mas sempre mostrando o lado da amizade.
Eu confesso que, como mulher, senti um pouco de inveja, dificilmente se vê amizade feminina como a gente vê a amizade masculina. E esse drama mostrou que a amizade de verdade dura para sempre, não importa que tipo de crise cada um passe. Os amores vão, mas as amizades ficam. E no final há uma cena que demonstra a intenção do drama em mostrar a amizade. É um drama mais maduro, mas tem muita comédia. Sim, vai ter partes desse drama que você simplesmente não vai se aguentar e vai rir bem alto (então tome cuidado se você estiver assistindo de madrugada.) :3. Outro ponto forte foram as cenas de romance. Apesar do drama ter um foco na amizade, o romance também teve bastante espaço. E as cenas eram muito fofas.
A única coisa que me deixou um “tiquinho” chateada nesse drama foi ainda o bloqueio que os coreanos parecem ter com romance de pessoas com diferença de idade muito grande. Não espere muito contato físico entre os casais com esse perfil.
Ah, as cenas melhores que eu lembro e ficaram gravadas na minha cabeça. Atenção, essa parte pode conter spoilers, mas nada que comprometa você assistir o drama.
Tem uma cena que é muito fofa, e até um pouco hilária, foi a cena do beijo na janela. Não sei se eu ficava “awn”, ou se eu dizia “Eca, mulher. Que nojo. Essa janela é suja. Vai saber o que passou aí.” Kkkkk.
[SPOILER] Mais logo em seguida vem o beijo deles. Gente, que cena! [/SPOILER]
Outra cena hilária foi a reunião das mulheres. Quando elas descobriram que o Collin era o filho de um deles. Foi tipo, reunião do clube da Luluzinha. Me lembrou bem vagamente uma novela brasileira antiga chamada Quatro por quatro. Kkkkkk
Outra cena que vale muito a pena e você morre de rir, eu particularmente quase fiz xixi nas calças de tanto rir, foi a cena em que os quatro vieram defender a Seo Yi Soo. Tipo, ela está em um café conversando com uns caras maus e sai para o banheiro (eu acho), daí quando ela chega está tudo bagunçado, e os gangsters estão lá no meio da bagunça dizendo que não vão mais fazer nada com ela. É claro que ela não entende nada de nada, né? Até que uma pessoa que trabalha no local diz que foram os oppas dela que fizeram a bagunça e ela tem que pagar. Ela tipo: O.O. Então pela gravação do circuito interno ela vê a cena. E pense em uma cena engraçada. Im Tae San falando aqueles palavrões todos foi hilário. E por fim, aquela declaração... Não, só assistindo mesmo. “Nós somos os oppas da Yi Soo”. Kkkk
E por último, uma cena super engraçada é quando Do Jin entra no quarto de Yi Soo para pegar algo que ela pediu (não me pergunte que não lembro o que era), daí ela lembra que momentos antes estava escolhendo conjuntos de calcinhas e sutiãs e, detalhe, eles estão todos em cima da cama. É claro que ela vai correndo para o quarto tentar impedir e se depara com ele olhando para aquela mostra de calcinhas e sutiãs. Ela fica toda constrangida e pede para ele não olhar, tenta esconder tudo... Ele naturalmente, como um cavalheiro que é, apenas diz que prefere o terceiro conjunto, e aí vem a parte mais engraçada, é quando ela envergonhada pergunta: “o terceiro a partir da esquerda ou da direita?”. Simplesmente hilário. LOL
Vou colocar algumas osts, porque são muitas. Vocês podem dar uma conferida. :3
Então, pessoal, foi isso. Esse é um dos que eu recomendo. Para quem não assistiu, assistam, vocês não vão se arrepender.
~Juh